quinta-feira, 24 de abril de 2008

Qualidade de vida

Qualidade de Vida

A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.
Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.
Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.
(Wikipédia, definição de qualidade de vida)


Saúde e qu
alidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.

Paulo M. Buss
Professor de Saúde Pública
Presidente da Fiocruz




A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

(Charles Chaplin)



Na opinião do grupo, qualidade de vida, não implica apenas em bens materiais, como ter o carro do ano, a roupa da grife do "momento", e saúde. A qualidade de vida, além de ser designada e moldada por cada um como achar melhor, é de certa forma "entregue" a esse, pela sociedade.

Sim, caros amigos, esta também é uma forma da qualidade de vida. Muitas pessoas, podem ter saúde, mas nao têem condições minimas de moradia, transporte, e saneamento básico, e se quisermos analisar por outro lado, nem todos que tem carro do ano, tem saúde.
Concluindo, qualidade de vida, é algo que se busca, se desenvolve, e se ganha, de acordo com seu padrão social.

(Crítica do grupo)




Vídeo relacionado:

Aracaju, a capital da qualidade de vida:

Nenhum comentário: