quinta-feira, 8 de maio de 2008

Com a criação do capitalismo muitos valores sociais mudaram, assim como muitos novos foram criados. Alguns exemplos são os valores abordados por este trabalho que são: Consumismo, Alienação, Qualidade de vida e Ética.
No caso do Consumismo é um valor incorporado pelo capitalismo que representa uma das piores conseqüências do capitalismo que é a questão da perda do poder de distinguir o que é realmente necessário e o que é supérfluo.
Já no caso da alienação é um valor um pouco mais antigo mais ainda sim bastante influenciado pelo capitalismo já que através das propagandas e a TV este valor tomou proporções inimagináveis e hoje muitas pessoas são escravas dos meios de comunicação e sua manipulação.
Qualidade de vida é um conceito que mudou muito com o capitalismo, já que no passado este tema era tido como a questão de se morar bem, se alimentar bem, ter uma vida regrada e saudável. Com a expansão do capitalismo essa idéia se deturpou e hoje qualidade de vida esta ligado a ter dinheiro e conseguir lucro acima de todas as conseqüências.
O que influi na questão da Ética que por causa desta busca constante pelo lucro está profundamente abalada, pois os valores morais e éticos são constantemente esquecidos no mundo atual.

14 comentários:

Unknown disse...

O grupo fez análises críticas boas sobre cada assuntoqe. Os assuntos não foram totalmente interligados. Mas fizeram uma interligação muito boa entre consumismo, alienação e o surgimento do capitalismo, aproveitando assim dos conceitos adquiridos de outra matéria (História). A estética do blog ficou ótima.

Luís Adriano Furtado Holanda disse...

Eu não gostei muito da estética, mas isso é o que menos importa. Os textos e suas ligações com os exemplos de filósofos, vídeos e imagens foram muito coerentes e atenderam perfeitamente ao objetivo, eu acho. O único defeito foi mesmo que os temas ficaram meio jogados, sem muita ligação, mas no geral tá ótimo!

FILOSOFIAEASUATERAPIA.blogspot.com

Arthur disse...

O grupo aprensentou temas complexos de modo interativo, facilitando a compreensão do leitor.
Muito bem elaborado o blog e a relação dos videos com os temas está ótimo.
Parabéns

Arthur Mazzali

Mariana Lunardi Vetrone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Lunardi Vetrone disse...

Gente gostei muuito do blog! Os exemplos que voces usaram sao muito interessantes e atuais. Principalmente os relacionados ao consumismo. Parabens! =]

Mariana Lunardi Vetrone
www.sofiadoborba.zip.net

carol stary disse...

Blog legal de ler!
Concordo com os outros comentários sobre a interligação entre os assuntos, mas em separado gostei de todos.
A escolha dos filósofos e das ilustrações (charges) foram muito felizes.

:D

moranafilosofia.zip.net

Enzo Nico disse...

ótimo blog, aliás, o melhor blog colorido que eu já vi na vida!

Parabéns

http://ac-filosofia.blogspot.com/

Unknown disse...

Gostei bastante. Os vídeos são bem legais e a linguagem usada nos textos foi bem colocada. Mas o tema abordaddo que mais gostei foi a Alienação, que mostra exemplos atuais.
Enfim, achei bem criativo

ps: Te Amo Cá s2

xanthopoylos disse...

Após ter lido com texto atenciosamente gostei muito do conteudo que vi e concordo plenamente com o que eh dito sobre o capitalismo, em que após sua criação valores humanos mudaram e as pessoas passaram a se importar mais com bens, com o status que demonstram às outras do que elas realmnete são.Bom é isso abraços.

.Cαмιℓα. * disse...

Muito legal o blog de vocês! Os exemplos são bem atuais, e o visual do blog também é ótimo.
Estão todos de parabéns! ;)

Gui Domingues disse...

As idéias estão bem claras, todos os conteúdos estão bem elaborados de maneira que fica fácil apreender as idéias implícitas neles!!
Muito bom o blog!!

Stephanie disse...

É um blog realmente criativo (e colorido) sobre assuntos que interessam ao mundo.
A abordagem sobre a alienação ficou realmente boa.
Tá ótimo! :D
Parabéns.

Geovalda Arantes disse...

Gostei das críticas feitas pelo grupo em relação aos assuntos abordados, bem como os vídeos e as charges apresentadas.
Os assuntos me pareceram bem interligados, principalmente entre consumismo e alienação.
A estética do blog ficou muito boa também.
Parabéns ao grupo.

Unknown disse...

o difícil de uma sociedade influenciada pelo capitalismo é tentar mudar o rumo das coisas, a cabeça das pessoas que são bombardeadas com propagandas e incitações a gastar dinheiro. As consequencias estão sendo vistas diariamente, nos levando a um fim claro e trágico.